"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 5 de março de 2017

Barragem antiga (segunda barragem) - barragem atual

Ela foi, por algum tempo, a principal barragem da cidade. Porém, por motivos cujas explicações não convencem, ela se rompeu e provocou a maior enchente da história de Itambacuri. 

Alguns dizem que se não fosse pela barragem pequena, posterior à maior, a tragédia teria sido ainda pior - pois a barragem pequena ajudou a conter a fúria das águas da barragem rompida.

Link para vídeo de Antonio Jorge de Lima Gomes, sobre problemas na construção da barragem: Problemas na construção da barragem.


Observação: não encontramos documentação oficial sobre a construção da barragem. Caso alguém tenha, por favor, compartilhe conosco!

Barragem menor - situação

A barragem menor armazena uma quantidade de água que já não atende à cidade de Itambacuri. Depois de sucessivos anos de seca (pouca chuva) e racionamentos de água, há uma iniciativa de construção de um novo reservatório. 

Porém, uma questão puxa a outra: não adianta apenas aumentar a capacidade de armazenamento, sem aumentar a capacidade de tratamento da água para consumo - o que culminaria da ampliação da Estação de Tratamento do SAAE (conhecida como "caixa d'água").







Também de nada adianta aumentar o volume para guardar um fluxo de água cada vez menor. É preciso que haja ações voltadas para a preservação ambiental, permitindo que o Rio Poquim, que abastece o sistema, se recupere de toda a degradação sofrida ao longo dos anos. Que a cidade e seus governantes tenham aprendido algo com estas passagens ruins e que isso reviva o espírito de melhoria da vida em comunidade. É isso que desejam os verdadeiros filhos de Itambacuri.

Link para vídeo de Antonio Jorge de Lima Gomes sobre local para construção de nova barragem: construção da nova barragem.

*Créditos a Antonio Jorge de Lima Gomes pelos vídeos e pelas explicações técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário