"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 24 de julho de 2016

Novena de Nossa Senhora dos Anjos - Padroeira de Itambacuri

Comemoração: dia 2 de agosto.  Novena do dia 24 de julho a 1º de agosto em Itambacuri - MG.

Altar do Santuário de Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri - MG.
Oração

Fazei, ó Deus, que ao celebrarmos a gloriosa memória da Virgem Maria, Rainha dos Anjos, possamos também, por sua intercessão, participar da plenitude de vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração diante do crucifixo

Altíssimo e glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração e dai-me uma fé reta, esperança certa e caridade perfeita, juízo e conhecimento, Senhor, para que faça vosso Santo e verdadeiro mandamento. Amém. (São Francisco de Assis)

Introdução para todos os dias da novena: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração de São Francisco de Assis a Nossa Senhora

Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a Vós. Filha e serva do Altíssimo Pai Celestial. Mãe do nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo. Rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes do céu e todos os Santos junto a vosso santíssimo e amado Filho, nosso Senhor e Mestre. Amém.

1º Dia - Ó Nossa Senhora dos Anjos, nós recorremos à vossa maternal proteção: Vós que sois a Mãe de Deus e a Mãe da Igreja. Diante de Vosso Filho Salvador, intercedei por nós, que somos peregrinos neste mundo. Aos pés da Cruz, vós recebestes a missão de ser Mãe de todo gênero humano. Ensinai-nos a realizar a vontade do Pai e defendei-nos de todos os males. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

2º Dia - Ó Virgem Maria, professamos com nossa fé, a vossa Santa e Imaculada Conceição. O Todo Poderoso vos preservou do pecado, desde o vosso nascimento, em função dos méritos de Jesus Cristo. Sabemos que o pecado destrói a comunidade humana e é a causa de todos os males: guerras, divisões e injustiças. Ó Virgem pura, dai-nos a pureza de coração e a retidão em nossas intenções, a fim de que sejamos mais felizes aqui na terra e no céu. Por isso, com todos os Anjos do céu vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

3º Dia - Santa Maria, nós confessamos que vós sois a Mãe de Deus, a Mãe de Jesus, a Esposa predileta do Espírito Santo. Cremos na Vossa Maternidade Divina. Com tod a generosidade, Vós nos oferecestes o Salvador do mundo. Nos vossos braços, Jesus a oferenda  pura. Fazei, ó Virgem Mãe, que jamais nos afastemos de vosso amado Filho, por mais difícil que seja a caminhada, mas estejamos prontos a levar a chama viva da fé e da felicidade em direção à pátria definitiva, o céu. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

4º Dia  - "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra". Toda a vossa vida, Maria, foi um chamado sublime, não somente com a palavra, pois, a vossa vida inteira tornou-se uma só resposta de obediência. Em Vós, a fidelidade aos planos do Pai chegou à perfeição. A Palavra de Deus contida na Bíblia, é luz, é vida, é salvação. Hoje, ó Virgem Rainha dos Anjos, ensinai-nos a acolher, com generosidade, a palavra do Vosso Filho em nossos corações como Vós a acolhestes no dia da Anunciação. Queremos também ser fiéis discípulos de Jesus Cristo. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

5º Dia - Com toda a confiança, nós vos suplicamos, ó Virgem Mãe. Amparai, de uma maneira especial, as nossas famílias. Fazei que elas tenham como modelo de vida a Família de Nazaré, que apesar de conhecer as dificuldades, o trabalho de cada dia, a pobreza, permanecia unida no amor, na compreensão e na fé. Não deixeis a divisão abalar os alicerces de nossos lares. Que em nossas mesas jamais falte o pão necessário, fruto do trabalho e do da Providência. Conduz os esposos na unidade, as crianças e os jovens através de uma educação sólida e cristã. Sede a Rainha de todas as famílias e da nossa cidade. Confiamos na vossa poderosa proteção, hoje e sempre. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

6º Dia - Salve, ó Rainha dos Anjos! Salva, ó Rainha Nossa! Somos felizes por termos recebido do Pai uma Mãe cheia de graça, cheia de amor e disponibilidade para nos dirigir e nos orientar. Toda a vossa vida se resumiu em servir, em acolher, em confortar aqueles que sofrem, enfim, em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo. Dai-nos a perseverança no caminho do bem e ensinai-nos a sermos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

7º Dia - Intercedei por nós, Santíssima Virgem. A Igreja inteira prosta aos vossos pés, esperando o vosso auxílio. Defendei-a de todos os perigos e das forças malignas. Fortalecei nosso Papa, o Vigário de Cristo, para conduzir na unidade o seu rebanho. Sede a nossa Rainha, o "auxílio dos cristãos", a "Consoladora dos aflitos". Vós sois a nossa segurança, o nosso estímulo e o nosso exemplo. Fazei que o Evangelho seja anunciado até os confins da terra e todos se disponham a aceitar a salvação trazida por Vosso Filho. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria (rezar Ave Maria)

8º Dia - Glória ao Pai, a Jesus Cristo e ao Espírito Santificador, que realizaram grandes maravilhas em Maria. Não houve, nem haverá criatura tão santa, tão sublime e tão radiante como Ela. Os Anjos e os Santos vos louvam, ó Mãe amável. E nós também elevamos nossos olhos para Vós, com profunda confiança filial. Sede para vossos filhos refúgio e amparo, a fim de que possamos chegar ao céu. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria (rezar a Ave Maria

9º Dia - Ó Nossa Senhora dos Anjos, na pequena Igreja da Porciúncula, São Francisco receeu as vossas bênçãos generosas justamente com sua Ordem. Ele, que depositara na vossa presença materna uma grande confiança e devoção, sendo atendido em seus pedidos, continuai a dispensar os vossos favores sobre nós e sobre nossas necessidades particulares. Nós vos suplicamos, dai-nos a graça da penitência dos pecados, a correção de nossas más inclinações e fortalecimento nos nossos momentos de fraqueza. Quantos recusam a salvação e preferem caminhar nas trevas do erro. Tudo é possível para aquele que crê, para aquele que se arrepender. Vós, ó Mãe, manifestaste a São Francisco o grande desejo de reconciliar os pecadores com Jesus, que se entregou em uma Cruz para nos salvar. Rogai por nós, agora e na hora da nossa morte. Por isso, com todos os Anjos do céu, vos saudamos. Ave Maria... (rezar a Ave Maria)

Oração Final (para todos os dias)

Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram a vossa proteção, implorando a vossa assistência e reclamaram o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, com igual confiança, a Vós, ó Virgem Bendita, como a minha mãe recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso de meus pecados me prosto a vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário