"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

sábado, 4 de maio de 2013

Trabalhos Acadêmicos - Max Rothe-Neves

A postagem de abertura do tópico Produções Científicas da Itypédia é dedicada aos trabalhos de Max Rothe-Neves, o último dos quais foi elaborado como requisito para a conclusão do curso de Direito na UNAMA - Universidade da Amazônia.

Max é filho de Antonio Francisco das Neves e Rosa Marga Rothe. Além de graduado em Direito, Max é formado em  Engenharia Eletro-Eletrônica pela Universidade Federal do Pará; e é Mestre em Metrologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

O título da monografia de Direito, foco desta publicação, é "Introdução às Compras Públicas Sustentáveis e às Dificuldades Práticas de Implementação na Administração Pública Federal", cujo resumo pode ser lido abaixo.


"O objetivo deste estudo é dar claridade ao tema 'compras públicas sustentáveis' e às dificuldades práticas de implementação na Administração Pública Federal. As compras públicas sustentáveis são fruto de uma necessidade ambiental internacional na busca de implementação do desenvolvimento sustentável, reduzindo-se os padrões insustentáveis de produção e de consumo. 

Defesa do TCC em Belém - PA.
Partindo da introdução desse tema abrangente, o estudo focaliza na normatização sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional. Analisa as modalidades e tipos de licitações, com base na legislação vigente, e estuda a importância que o controle externo tem nessa atividade, tanto contribuindo para a mudança nas normas a partir de suas decisões, como também, punindo servidores por condutas contrárias aos princípios, leis e normas vigentes. 

De forma introdutória, apresenta algumas dificuldades práticas de implementação das compras públicas sustentáveis no âmbito federal, a partir dos aspectos divergentes encontrados na norma em comento com outras normas, leis, princípios e outros julgados do TCU, tudo isso à sombra do medo adquirido pelo agente público que atua nas atividades licitatórias".

Outros Trabalhos Acadêmicos

Já a dissertação de mestrado foi intitulada como "Técnica Opto-Eletrônica de Medição de Geometria 3D com Interferometria de Luz Não-Coerente"; e o trabalho de conclusão do curso de Engenharia Eletro-eletrônica, defendido na UFPA em 1999, serviu de base para outros trabalhos do autor, realizados em conjunto com colegas, como visto em "Metodologia para a Construção de Protótipos Didáticos para os Cursos de Controle e Automação de Sistemas".

Abaixo, os links para leitura e download de alguns dos trabalhos de Max Rothe-Neves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário