"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 28 de outubro de 2012

Dr. Pedro Autran

Dr. Pedro Autran foi um dos principais responsáveis pela elevação de Itambacuri à categoria de Vila, o primeiro chefe do Executivo municipal (de 1924 a 1926), o primeiro médico a fixar residência na cidade, o responsável pela oficialização da Conferência Vicentina e pela fundação do Hospital São Vicente de Paulo.

 
 

Primeiro chefe do Executivo municipal

Quando foi criado o município de Itambacuri, no ano de 1924, era preciso organizar o poder Legislativo – que seria o responsável pela administração e nova organização política. O decreto estadual 6541, de 14 de março de 1924, estabeleceu os dias 20 de abril e 18 de maio para que fossem realizadas, respectivamente, a eleição dos vereadores e a instalação do novo município.

Procedendo de acordo com a determinação legal, Itambacuri elegeu como seus primeiros vereadores:

Vereadores Gerais: Cel. Pedro Avelino Pinheiro, Pedro Autran e Marcelo Esteves Guedes;
Vereador pela sede: Manoel José de Magalhães;
Vereador pelo distrito de Frei Serafim: Júlio Esteves Lopes;
Vereador pelo distrito de Igreja Nova: farmacêutico João Antônio da Silva Pereira;
Vereador pelo distrito de Aranã: Amadeu Onofre.

Em seguida, no dia 18 de maio, foi realizada a instalação da Câmara Municipal de Itambacuri, que teve como seu primeiro presidente o Dr. Pedro Autran. O cargo era o de Presidente da Câmara e Agente Executivo, o mais alto na esfera municipal – que hoje seria equivalente ao cargo de prefeito. A gestão aconteceu de 1924 a 1926.

Na “Ata da sessão solene da instalação da Câmara Municipal do Itambacuri” tem-se o registro do discurso de Dr. Pedro Autran, onde consta o juramento proferido: “Juro por Deus cumprir lealmente o meu dever de Presidente da Câmara e Agente do Município de Itambacuri, promovendo, quando em mim couber, seu bem-estar e prosperidade”.

Na mesma ocasião, foram eleitos como vice-presidente Pedro Avelino Pinheiro e como secretário João Antônio da Silva Pereira.

Dr. Pedro Autran contou com a importante colaboração do professor José Vicente de Mendonça, que ajudou na organização jurídica do município e foi o 1º Diretor da Secretaria do Poder Executivo.

Conferência Vicentina – Hospital São Vicente

Dr. Pedro Autran presidiu a Conferência Vicentina na segunda diretoria, que teve início em 14 de janeiro de 1917. Em sua gestão, a Conferência ganhou personalidade jurídica, com organização e registro de seus estatutos.

No dia 25 de novembro de 1917 a Conferência Vicentina Nossa Senhora dos Anjos recebia a Carta de Agregação, que correspondia ao reconhecimento de legitimidade pelo grau máximo internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo.

A 6 de abril de 1918, Pedro Autran lançou a pedra fundamental do Hospital São Vicente de Paulo – o primeiro de Itambacuri.

Faleceu na cidade de Rio Vermelho – MG, onde também prestou relevantes serviços como médico, político e inspetor escolar.

Rua Dr. Pedro Autran

Em Itambacuri há uma rua que leva seu nome, uma singela homenagem a este cidadão que figura na nossa história. Na foto abaixo, pode-se identificar melhor a localização.


Fontes

- PEREIRA, Serafim Ângelo da Silva. Itambacuri e sua História, volume II, 1990.
- PALAZZOLO, Frei Jacinto de. Nas Selvas dos Vales do Mucuri e do Rio Doce, 1973.
- Revista Itambacury Ano 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário